quarta-feira, 21 de julho de 2010

Softwares da Adobe utilizados na produção de "AVATAR"

A idéia de filmar Avatar surgiu há aproximadamente 15 anos por James Cameron, o mesmo diretor do premiadíssimo Titanic. Quando Cameron teve a idéia não possuíamos ainda os recursos tecnológicos para que sua realização fosse como ele tinha em mente; a contradição surge depois desses aproximados 15 anos onde, com tanta tecnologia presente no filme, nos sentimos totalmente imersos que alguns efeitos passam despercebidos (mas isso só na primeira amostragem, a partir da segunda o crivo técnico entra em ação).
De acordo com o produtor de Avatar, Jon Landau, a equipe foi tão importante quanto à escolha da tecnologia Adobe para a realização do filme, e essa tecnologia inclui o Adobe Creative Suite Production, permitindo que fosse possível fazer um trabalho melhor do que o esperado.
Abaixo as etapas de criação e os softwares utilizados. Vamos dar um apanhado geral somente para verificar como o pacote foi altamente explorado e aproveitado em várias etapas do filme:

Adobe Photoshop: foi utilizado para criação do mundo virtual de Pandora e dos personagens. O Adobe Photoshop Extended permitiu pintar a geometria em modelos diferentes de personagens e criaturas, conforme a imaginação e a idéia de concepção de Cameron. Imagine milhares de fotografias, inúmeros projetos todos desordenados para uma produção hollywoodiana. Pois é, o Adobe Photoshop Lightroon auxiliou na organização dessas fotografias em um projeto conceitualmente limpo e totalmente administrável.

Adobe After Effects: Foi o centro da produção durante as filmagens. O filme foi trazido para o after para que fosse realizado um passo a passo na apresentação que vendeu o projeto para a 20th Century Fox (isso ainda na arte conceitual do filme). Com o Adobe After Effects, Autodesk MotionBuilder e o Simulcan juntos foi possível que James Cameron e os próprios atores visualizassem as atuações já projetadas aos personagens 3D no set de filmagem, o que trouxe, além de conforto e incentivo, maior segurança tanto para os atores quanto para o próprio diretor. O uso do After Effects permitiu a economia de milhares de horas através do uso de scripts que permitiram criar processos automatizados de conversão de sequências de imagens, entre elas uma das mais importantes: a separação das imagens do olho direito e esquerdo.
De acordo com Stephen Lawes, diretor da Pixel, o after effects proporcionou extrema versatilidade na composição das cenas, assim como na criação de motion graphics, fazendo com que a qualidade final superasse expectativas.Depois de apurarmos tudo isso e ver o resultado do filme, podemos concluir onde a Adobe está chegando: nas telas de cinema, tudo porque sua grande sacada foi a de fazer com que seus produtos forneçam tudo que é preciso para concluir um projeto: da idéia à finalização.


Nenhum comentário:

Postar um comentário